Pesquisar

Fatos marcantes

Olá pessoal, essa página aqui iremos tratar sobre fatos históricos e tudo mais que a tem de interessante na época. Essa página será a mais formal, em termos de conteúdo do blog, ou como nos anos 70 diriam a mais careta! Não Fiquem em pânico pessoal, não será nada chato ou russo de ler...rs
Apenas ficaram os fatos que marcaram no mundo e que por consequência, deixou marcas aqui no Brasil também!

Quem irá postar aqui agora sou eu Fernanda, vocês já devem ter visto a minha apresentação no ínicio do blog, então vamos lá pessoal. Nosso primeiro assunto histórico se passa no Chile, nos ano de 1973.

Golpe militar no Chile.

No dia 11 de setembro de 1973 ouve um golpe militar no Chile, sob as ordens de Augusto Pinochet. Os militares derrubaram o governo de Salvador Allende, que foi morto nesse golpe. A partir de então o Chile começou a viver sobre a ditadura militar. O Chile era considerado um dos países de mais estabilidade política. O presidente marxista, Salvador Allende, acreditou profundamente e durante muito tempo na força da preservação dos valores e tradições democráticos. O próprio deu ao Augusto Pinochet ( o líder do golpe militar contra ele) o cargo de comandante chefe do Exército chileno. Realmente, os militares chilenos – aparentemente tão democráticos – atuavam como carrascos. O golpe de Pinochet foi festejado politicamente pelo governo norte-americano de Richard Nixon, do qual também obteve apoio logístico. O golpe teve apoio militar e financeiro dos EUA e da CIA, como também dos grupos terroristas chilenos, como o Pátria y Liberdat. “O fogo entre os tanques e os membros do GAP se inicia e, às 11h52, aviões Hawker Haunter da Força Aérea Chilena bombardeiam o Palácio de La Moneda e a residência de Allende, na Avenida Tomás Moro, Las Condes. O golpe surpreende por sua rapidez e violência. O Palácio começa a se incendiar, mas Allende e seus partidários se negam a render-se. Perto das 2 horas da tarde, as portas são derrubadas e o Palácio é tomado pelo exército. Allende ordena a evacuação, mas se mantém no Palácio. Segundo o testemunho de seu médico pessoal, Allende disparou com uma metralhadora contra seu queixo, cometendo suicídio. Porém, há aqueles que não acreditam até hoje nesse depoimento e nem na autópsia que seria feita em 1990 e que supostamente confirmaria esse testemunho. Para muitas pessoas Allende foi sumariamente executado. Às 18 horas, os líderes do pronunciamento se reúnem na Escola Militar, assumindo como membros da Junta Militar que governará o país, e decretam o "estado de guerra", incluindo estado de sítio.” Essa foi o relato do ataque e do suposto “suicídio” do presidente Allende. O regime militar no Chile durou de 11 de setembro de 1973 até 11 de março de 1990, quando Pinochet entregou o governo nas mãos do presidente eleito.

Lançamento do primeiro microprocessador do mundo

Vamos lá pessoal, nosso próximo assunto histórico sobre a década de 70 é algo que interessa a todos nós: o lançamento do primeiro microprocessador do mundo. Esse que foi o começo da evolução dos computadores. Intel 4004 é uma Unidade Central de Processamento com 4-bits. Fabricado pela Intel Corporation em 15 de novembro de 1971, foi o primeiro microprocessador em um chip simples, assim como o primeiro disponível comercialmente.
Lá pelos idos anos 60, a ETI Busicom (na época fabricante de calculadoras) pediu a Intel que desenvolvesse 12 circuitos integrados, que fariam parte de uma nova calculadora. No fim das contas, percebeu-se que o custo dos 12 CIs tornaria a calculadora muito cara. Edward Hoff, um dos projetistas da Intel, propôs que ao invés de usar 12 CIs, fossem utilizados apenas 4: uma memória RAM, uma memória ROM (com as intruções a serem executadas), uma unidade lógica e aritmética (ULA) e um Shift Register (registrador de deslocamento, usado como interface I/O). A Intel se comprometeria a projetar cada um dos chips.
O projetos foi aceito e os chips entraram em produção. Assim surgiram:
- O Intel 4001 : ROM de 2K;
- O Intel 4002 : RAM de 320 bits;
- O Intel 4003 : Shift Register com 10 bits de I/O; e
- O Intel 4004 : Uma unidade de processamento de 4 bits.
Federico Faggin, um físico nascido na Itália, se juntou a Intel como líder de projeto e projetista da família MCS-4. Faggin foi o primeiro projetista de chips que obteve sucesso integrando uma CPU em um único chip (o Intel 4004, o primeiro microprocessador do mundo), em 1970-1971. A Intel percebeu que o 4004 era uma novidade atraente, pois era um verdadeiro computador em uma única pastilha, com poder de processamento maior que o ENIAC. Depois de contornar algumas questões legais com a Busicom, foi criado o nome “microprocessador” e a Intel começou a comercializar o 4004. O 4004 é considerado o primeiro processador. Apesar de contar com apenas 2300 transistores (pouco para os padrões atuais), sua capacidade de processamento era espantosa pra época. Teve sucesso comercial devido a sua versatilidade.
A partir disso, outros microprocessadores foram sendo criados e lançados, até chegar aos dias atuais.

Bibliografia: http://subwaynorth.wordpress.com/2008/03/08/como-tudo-comecou-intel-4004/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Intel_4004


Esse foi um breve resumo do nosso primeiro assunto sobre a história e os principais fatos na década de 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário